Instagram Facebook

Blog

Cuidados no pós-operatório: o sucesso da recuperação

11 de fevereiro de 2023

Cuidados no pós-operatório: o sucesso da recuperação

O pós-operatório é um dos momentos mais importantes para alcançar os resultados da tão sonhada cirurgia plástica. Na verdade, para todos os procedimentos invasivos, é necessário que o paciente reserve um tempo para a recuperação. Este é o momento de evitar esforços, fazer repouso e seguir todas as recomendações médicas.

Durante as primeiras consultas, o cirurgião plástico passará todas as informações sobre o pós operatório. No período de recuperação, o paciente deve fazer repouso e isso inclui afastamento do trabalho e das atividades de rotina, como dirigir ou fazer atividades físicas, por exemplo. Por isso, muitas pessoas tentam conciliar a data da cirurgia plástica com o período de férias. Todo o cuidado no pós-operatório é necessário para garantir que os resultados sejam conforme as expectativas.

Muitos pacientes ficam ansiosos para ver os resultados logo após a cirurgia. Porém, alguns deles só vão, de fato, aparecer depois da recuperação. O pós-operatório é extremamente importante e o paciente deve levar à sério este tempo de descanso.

Durante o pós-operatório:

  • Faça repouso absoluto;
  • Evite dirigir;
  • Evite pegar peso;
  • Não faça atividades físicas por pelo menos dois meses;
  • Siga todas as orientações do seu médico.

Lembre-se: Não respeitar o tempo de descanso sugerido pelo cirurgião pode resultar em uma recuperação mais demorada.

Rede de apoio

O repouso é extremamente importante para que a recuperação após a cirurgia plástica seja um sucesso. E para evitar qualquer força desnecessária, o paciente deve criar, antes mesmo da operação, uma rede de pessoas positivas e que apoiem a decisão.

Serão estas pessoas que auxiliarão o paciente em tudo o que for necessário após a cirurgia. A rede de apoio fará o acompanhamento durante o procedimento estético e também se compromete a dar suporte o paciente em casa após a alta.   

Cuidado com os medicamentos

Ter cuidados com os medicamentos fará toda a diferença durante a recuperação. Na consulta que antecede a data da cirurgia, o médico providenciará uma receita contendo os remédios necessários para que o paciente tenha em casa e tome durante o pós operatório. É necessário seguir as recomendações.

Caso o paciente tome algum medicamento que possa surtir algum efeito contrário, como impedir a coagulação do sangue, o cirurgião também pode orientar a parar com a medicação por um período de tempo.

 Foco no peso ideal

Em qualquer tipo de procedimento, o sobrepeso pode ser prejudicial. Por isso, os cirurgiões plásticos aconselham os pacientes a, antes mesmo da operação, buscar uma alimentação mais saudável e uma rotina de exercícios para alcançar o peso ideal.

O paciente deve focar no peso ideal durante o pós-operatório, para manter os resultados da cirurgia plástica, principalmente se o procedimento for uma lipoaspiração ou abdominoplastia. Durante alguns meses, após a operação, exercícios físicos de qualquer tipo são proibidos.

Alimentação correta e saudável

Alimentar-se bem e de forma correta é uma das maneiras de manter o peso ideal após a cirurgia plástica. De modo geral, durante o pós-operatório, o paciente deve manter uma dieta leve e saudável, rica em frutas, verduras, proteínas e vegetais de folhas escuras, que também auxiliam na cicatrização. 

Uso do sutiã ou da cinta cirurgia

O sutiã ou a cinta cirurgia são itens obrigatórios após a cirurgia plástica. Estas peças irão auxiliar na sustentação do corpo, na cicatrização e recuperação, bem como reduzir o atrito na região operada, e devem ser utilizadas por alguns meses, dependendo da recomendação do médico.

Evite exposição ao sol

A exposição à luz solar deve ser evitada, pelo menos, durante os primeiros 30 dias do pós-operatório. Os raios solares podem ser inimigos da cicatrização, gerar manchas e escurecer a pele na região operada.

whatsapp
scrollTop