Instagram Facebook

Blog

Gordura abdominal: incomodo ou problema de saúde?

20 de fevereiro de 2023

Gordura abdominal: incomodo ou problema de saúde?

São diversas as razões que levam as pessoas a buscarem por cirurgia plástica. Uma das grandes motivações, contudo, são as gorduras localizadas, principalmente as que estão na área do abdômen. Essa preocupação, entretanto, deve ir muito além da estética, pois também pode acarretar em problemas de saúde.

Quando em excesso, a gordura abdominal pode levar o paciente a ter problemas que atingem desde o sistema intestinal até o cardiovascular. Se não controlada, implica em inflamações, diabetes, hipertensão e até mesmo em infarto.

É possível dividir a gordura abdominal em dois tipos: a subcutânea e a visceral. No primeiro caso, o acúmulo se dá na parte da frente do músculo. Já a visceral é mais profunda e pode se acumular, inclusive, em órgãos vitais, como o fígado, levando o paciente a enfrentar problemas de saúde ainda mais graves.

Cuidados da gordura abdominal
Um estilo de vida sedentário e uma alimentação desregrada são fatores que influenciam no acúmulo de gordura. O sinal de alerta, porém, é quando a circunferência da cintura atinge 88 centímetros para as mulheres e 120 centímetros para os homens.
Além do abdômen, as gorduras localizadas podem aparecer nas coxas, lateral das mamas, braços, glúteos etc. Mas, é somente quando elas começam a incomodar que muitas pessoas passam a manter uma alimentação equilibrada e a praticar exercícios de forma regular. Mesmo que mudem o estilo de vida, os resultados com foco na perda de peso não são imediatos.

Eliminar as gorduras localizadas é um processo lento e nem sempre há a garantia de que todas irão desaparecer. Por este motivo, os pacientes buscam por procedimentos como lipoaspiração e abdominoplastia.

A Lipoaspiração
Buscando a eliminação das gorduras localizadas de forma mais imediata, homens e mulheres procuram pela Lipoaspiração. Este é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil. O objetivo desta cirurgia plástica é melhorar o contorno corporal do paciente, trazendo mais harmonia.

Além de remover a gordura localizada, a Lipoaspiração também auxilia na perda de peso e deixa o paciente com o corpo mais delineado. Por conta da ansiedade, muitos querem ver os resultados logo no pós-operatório. Entretanto, em razão do inchaço, o efeito definitivo pode ser melhor observado até seis meses depois da realização da cirurgia.

Abdominoplastia para a retirada do excesso de pele
Tanto em virtude da mudança no estilo de vida quanto por causa da Lipoaspiração, o processo de emagrecimento pode resultar em excesso de pele, o que pode ser motivo de incomodo às pessoas.

O abdômen é uma das regiões do corpo onde o excesso de pele mais causam descontentamento. E, para melhorar o aspecto nesta área, um dos procedimentos estéticos indicados é a abdominoplastia.

Ela pode eliminar gordura, mas o principal objetivo dessa operação é retirar o excesso de pele. Este é um procedimento independente, porém há pacientes que optam por realizá-lo logo após a Lipoaspiração, pois são complementares.

Diferente do que a maioria das pessoas acredita, a Abdominoplastia é um procedimento que só pode ser realizado uma vez, em virtude da quantidade de pele retirada. Para manter os resultados da Abdominoplastia, contudo, o paciente deve seguir uma rotina de atividades físicas e manter uma alimentação balanceada.

whatsapp
scrollTop