Instagram Facebook

Blog

Quando os resultados finais da abdominoplastia ficam visíveis?

16 de fevereiro de 2023

Quando os resultados finais da abdominoplastia ficam visíveis?

Para retirar o excesso de pele da região abdominal e melhorar o contorno corporal, a abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. A ansiedade, porém, toma conta das pacientes que almejam poder observar os resultados do procedimento logo após a operação.

No entanto, a cirurgia faz com que o corpo passe por transformações. Nos primeiros dias, e até meses, após a abdominoplastia, é comum que haja inchaços e edemas na região do abdômen. Por isso, os resultados definitivos da operação devem aparecer em um período de pelo menos um ano após o procedimento.

Os resultados podem sofrer alterações?
O objetivo da abdominoplastia é retirar o excesso de pele da região do abdômen, trazendo mais harmonia ao contorno corporal. Mesmo que os resultados definitivos da cirurgia apareçam pelo menos um ano após o procedimento, eles podem sofrer alterações com o passar dos anos.

A melhor forma de manter os resultados da abdominoplastia por mais tempo é criar uma rotina de exercícios físicos regulares e manter uma alimentação equilibrada. Porém, ainda assim, a flacidez pode ser registrada no local, principalmente se o paciente sofre com constantes alterações de peso.

Outro fator que pode comprometer os resultados da abdominoplastia é a gravidez. O período da gestação traz alterações de peso no corpo da mulher, modificando também o volume da região abdominal. Por isso, a cirurgia não é recomendada a mulheres que pretendem engravidar em curto prazo.

O passo a passo para a abdominoplastia
A abdominoplastia é um procedimento independente. Porém, muitos pacientes realizam a cirurgia em conjunto com a lipoaspiração. Sendo assim, a operação, que dura entre duas e três horas, deve ser realizada em um hospital credenciado.

Quando a abdominoplastia é feita de forma individual, em geral aplica-se a anestesia peridural em conjunto com um sedativo para que o paciente possa dormir durante o procedimento. Quando esse é realizado em conjunto com a lipoaspiração, então, recomenda-se a anestesia geral.

Ao preparar o paciente para a cirurgia, o médico desenhará as linhas de incisão no corpo a ser operado. Elas servem como guias para que o cirurgião possa saber quais os pontos devem receber os cortes e quais músculos devem ser distendidos.

Como se preparar para o procedimento
A preparação para a realização da abdominoplastia inicia dez dias antes da cirurgia. Neste período o paciente deve interromper o uso, seguindo recomendações médicas, de medicamentos e outras substâncias.

Na véspera do procedimento, o ideal é seguir uma dieta leve, não ingerir bebidas alcoólicas e realizar um jejum de 8 horas antes da internação, conforme orientação médica. Antes da internação, o paciente deve avisar ao médico se está com algum sintoma de gripe ou outra indisposição. Nestes casos, o procedimento deve ser adiado.

Período de recuperação contribui para os resultados
Respeitar o período de recuperação é necessário para que os resultados saiam conforme o esperado. Por isso, é importante seguir o período de repouso absoluto, por pelo menos uma semana. Além disso, será necessário evitar atividades físicas, por pelo menos um mês, ou até a liberação médica.

Os primeiros dias após o procedimento costumam ser os mais complicados. O paciente poderá sentir dores e desconforto, porém, estes sintomas podem ser controlados com alguns analgésicos prescritos pelo médico. Os curativos devem ser retirados 24 horas após o procedimento. Os drenos, contudo, só devem ser removidos após três semanas da operação.

Mesmo que nos primeiros dias, ficar na postura ereta possa ser difícil, é recomendado que o paciente realize caminhadas durante o dia. Para a melhor recuperação e para que a pele se assente, usar a cinta modeladora por pelo menos 30 dias é obrigatório.

whatsapp
scrollTop