Rinoplastia: procedimento melhora a rinite ou sinusite?

13 de março de 2023

Rinoplastia: procedimento melhora a rinite ou sinusite?

Doenças respiratórias como rinite ou sinusite, por exemplo, acometem grande parte dos brasileiros. Quem sofre com a doença busca, constantemente, diversas alternativas para diminuir os sintomas e, assim, proporcionar uma melhor qualidade de vida. Entre elas está a cirurgia plástica, mas será que a rinoplastia é uma aliado contra esses problemas respiratórios?

Em especial pela parte estética, a procura pelo procedimento está cada vez maior. Não é à toa que a rinoplastia é uma das mais cirurgias buscadas no Brasil, para deixar o rosto do paciente mais harmônico. Mesmo que melhore alguns aspectos funcionais da respiração, como a obstrução nasal, a cirurgia não diminui os sintomas dessas doenças. Já que a rinite e a sinusite são processos alérgicos, não possibilitando a mudança por meio do procedimento estético.

Mas, caso os problemas respiratórios não sejam causados apenas pela alergia em si, a cirurgia pode se tornar uma grande aliada como, por exemplo, no desvio de septo ou outra condição que necessite de uma intervenção cirurgia. Nessas situações, a realização do procedimento possibilita que o ar respirado vá até os pulmões em uma maior quantidade e com a qualidade ideal, sem qualquer impedimento ao fluxo respiratório.

RINOPLASTIA

Pequeno, grande, arrebitado ou torto. Seja qual for o motivo, milhares de brasileiros buscam, todos os anos, a realização de um sonho: cirurgia plástica de rinoplastia. O procedimento é o único que não deixa as cicatrizes aparentes, pois os pontos aplicados na cirurgia são internos e sem a necessidade de retirada.

Com o procedimento é possível corrigir as alterações estéticas do nariz como, também, problemas internos que dificultam a respiração do paciente. Apesar de parecer uma cirurgia simples, é uma das mais complexas. Por isso é necessário procurar um profissional de confiança para realizar a cirurgia.

Normalmente, após um ano, o paciente já consegue perceber os resultados completos da rinoplastia.

PÓS-OPERATÓRIO

Para trazer bons resultados para a cirurgia, e por ser uma região com muita sensibilidade, é necessária atenção nos cuidados durante o pós-operatório. Por isso, é indispensável fazer antes do procedimento, um planejamento adequado, que possibilite seguir todas as recomendações do médico cirurgião.

A recuperação depende de paciente para paciente. Desta forma, é preciso ter bastante calma e paciência. Em geral, a partir dos primeiros sete dias, algumas atividades do dia a dia já podem ser executadas.

Alimentação: nos primeiros dias o paciente deverá consumir apenas refeições pastosas, liquidas e em temperatura ambiente. Com o tempo, poderá acrescentar os alimentos sólidos.

Repouso: evitar qualquer tipo de esforço nos primeiros sete dias. O repouso durante a recuperação é essencial para garantir o melhor resultado do procedimento.

Evitar exposição ao sol: os raios solares podem prejudicar a cicatrização e formar pigmentações na pele. Por isso é necessário que o paciente evite a exposição ao sol, durante a recuperação.