Instagram Facebook

Blog

Demarcação pré-cirúrgica e a importância em procedimentos plásticos

12 de fevereiro de 2023

Demarcação pré-cirúrgica e a importância em procedimentos plásticos

Provavelmente você já deve ter visto fotos de pacientes com linhas desenhadas sobre a pele ilustrando artigos sobre cirurgia plástica. Esta é a chamada demarcação pré-cirúrgica e é uma etapa obrigatória antes de diversos procedimentos operatórios.


Segundo a Joint Commission International, um órgão norte-americano que certifica serviços de saúde, em cirurgias em que há diferenciação dos lados esquerdo e direito do corpo, órgãos em pares ou em níveis múltiplos, à exemplo da coluna, realizar demarcações é obrigatório.


Este procedimento garante mais segurança ao paciente e é uma espécie de apoio ao médico, que terá um guia para fazer as incisões nos locais corretos. Imagine uma pessoa que precisa operar o rim direito. Antes da cirurgia é importante marcar o local exato da incisão para que o cirurgião não opere o órgão do outro lado do corpo.


Quando falamos em cirurgias plásticas, erros deste tipo são mais difíceis de acontecer. Porém, as demarcações são necessárias. São elas que guiarão o médico durante o todo procedimento, serão responsáveis por um melhor resultado, e garantirão que o trabalho fique de acordo com o esperado pelo paciente.


Oportunidade para tirar últimas dúvidas

A etapa da demarcação pré-cirúrgica deve ser realizada enquanto o paciente ainda não está sedado. Em algumas situações, o procedimento é feito ainda no quarto, enquanto a pessoa está consciente. Este é o último momento para tirar alguma dúvida restante com o médico antes da operação.
Para demarcar o corpo do paciente, os cirurgiões utilizam canetinhas especiais que são descartadas logo após o uso. Alguns profissionais ainda preferem usar palitos de dente mergulhados em corantes próprios para serem aplicados na pele.


É importante lembrar que a tinta usada para desenhar no corpo do paciente deve ser resistente às soluções de assepsia, às secreções e aos fluidos do próprio operado. Estas marcas devem permanecer visíveis durante toda a operação, pois são como um guia ao cirurgião.
Importância da demarcação na cirurgia plástica


Todo cirurgião plástico estuda o corpo do paciente e planeja com cuidado a operação. Cada procedimento deve ser planejado nos mínimos detalhes para garantir a harmonia corporal e que as expectativas sejam concretizadas.


Cada corpo é diferente e único, por isso, ainda na etapa do planejamento do procedimento estético, o cirurgião plástico realiza a demarcação pré-cirúrgica. O objetivo é detalhar o que deve ser feito na operação e os locais exatos das incisões. Esse procedimento visa maior simetria entre os dois lados do corpo do paciente, bem como garante os melhores resultados.


Para realizar estas demarcações, é necessário estar em um ambiente bem iluminado. O cirurgião desenha as linhas, também utilizando instrumentos como régua e compassos, para garantir o melhor resultado estético possível. Esta ação aumenta as chances de garantir harmonia corporal e que o resultado saia conforme o esperado pelo paciente.


A demarcação pré-cirúrgica é obrigatória. Ao cumprir esta etapa, o cirurgião tranquilizará o paciente, garantindo uma maior segurança. Desenhar as linhas antes da operação, permite ao médico planejar a cirurgia com cuidado e garantir que as incisões sejam realizadas nos melhores locais do corpo do paciente.

whatsapp
scrollTop